Vídeos em Destaque

EPSCMAH

Atualidade

Visita de Estudo da Turma de Técnico de Sistemas de Informação Geográfica – 2.º Ano à Universidade dos Açores

  A turma do Curso supracitado, da Escola Profissional da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo visitou, na tarde do dia 8 de novembro de 2013, o gabinete do Grupo de Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS), sediado no Campus de Angra do Heroísmo da Universidade dos Açores.

  Esta visita teve como âmbito complementar os conhecimentos adquiridos na disciplina de Ordenamento do Território e Ambiente, em particular no módulo IV, denominado por “Tipicidade dos Instrumentos de Planeamento Territorial”.

    A visita ao gabinete foi guiada pelo Coordenador Professor Doutor Tomaz Dentinho, que explicou a missão do GDRS, bem como as atividades desenvolvidas, salientando a colaboração em trabalhos internacionais.

  O GDRS visa a investigação científica e integra-se no “Centre of Applied Economics Studies of the Atlantic”, abordando áreas como economia regional e urbana, planeamento e ordenamento do território, políticas agroambientais, desenvolvimento rural, avaliação e impacto ambiental, qualidade do ar e do ruído, assim como planeamento e gestão de áreas protegidas, recursos hídricos, resíduos sólidos, águas residuais e águas de abastecimento de sistemas de controlo de poluição e resíduos energéticos.

   Foram ainda apresentados os colabores do GDRS e os projetos em decurso. A equipa engloba desde engenheiros do ambiente a bio-informáticos. Além desta vasta equipa, todos os anos o GDRS recebe estudantes da Europa ao abrigo do programa “Erasmus”. Atualmente, tem um Geógrafo e um Biólogo, oriundos de França e Timor Leste, respetivamente.

  Recentemente, o GDRS elaborou projetos a nível regional, tais como os “planos de ordenamento da orla costeira” de algumas ilhas do arquipélago dos Açores e os “planos de impacto ambiental”; a nível nacional, o Plano Nacional de Ambiente e Saúde e o “Plano Diretor Municipal da Golegã” (em execução); a nível internacional elaboraram o “Plano Diretor Municipal de Huambo”, em Angola, e o Projeto de Zambeze (em fase de aprovação).

  Além destes projetos, o GDRS também elabora trabalhos científicos em parceria com instituições estrangeiras, nomeadamente com França, Itália e Marrocos.

   No final da visita, a turma compreendeu que o trabalho desenvolvido pelo GDRS resulta da sinergia de várias áreas que possibilitam a defesa da política de desenvolvimento sustentável (eficiência económica, equidade social e manutenção da biodiversidade natural), bem como a interligação com a área de SIG, nomeadamente na elaboração de cartografia de apoio aos instrumentos de ordenamento territorial.

Contactos

  • Largo de São Carlos, 74 - São Pedro 
    Angra do Heroísmo
    Terceira - Açores
    Portugal 
  • Tel: (+351) 295 331 622
  • Fax: (+351) 295 333 342
Está em... Home Atualidade Visita de Estudo da Turma de Técnico de Sistemas de Informação Geográfica – 2.º Ano à Universidade dos Açores
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS