Vídeos em Destaque

EPSCMAH

Atualidade

Vantagens em deixar de fumar

  Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os fumadores que deixam de fumar vivem mais anos do que os que continuam a fumar. Os ex-fumadores adoecem menos que os fumadores e têm uma melhor perceção da sua saúde.

  Após 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no sangue descem para valores normais.

  A capacidade respiratória e a circulação sanguínea melhoram. Após 1 ano de abstinência, o risco de doença coronária reduz-se para metade do verificado nos fumadores que continuam a fumar.

Após 10 anos, o risco de cancro do pulmão é cerca de metade do de um fumador, havendo igualmente uma diminuição do risco de cancro em outras localizações. Após 15 anos de abstinência, o risco de doença coronária é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.

  Deixar de fumar é também benéfico para os não fumadores. Não só porque contribui para diminuir a pressão social para fumar, mas também porque a exposição involuntária ao fumo do tabaco dos que privam com o fumador deixa de se verificar.

  Três em cada cinco jovens que experimentam fumar vêm a tornar-se fumadores regulares. Destes, metade virão a morrer prematuramente devido às doenças provocadas pelo tabaco (OMS, 2000).

Bibliografia: Nunes, E. Consumo de Tabaco Estratégias de Prevenção e Controlo. Lisboa: DGS; 

Sousa, A. et al. & Colaboradores. (2007). Consumo de Substâncias Psicoactivas e Prevenção em Meio Escolar. Lisboa: DGIDC, DGS e IDT.

Contactos

  • Largo de São Carlos, 74 - São Pedro 
    Angra do Heroísmo
    Terceira - Açores
    Portugal 
  • Tel: (+351) 295 331 622
  • Fax: (+351) 295 333 342
Está em... Home Atualidade Vantagens em deixar de fumar
BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS